A franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam parece estar ameaçada.
Após a péssima recepção de Os Crimes de Grindelward , a continuação que seria ambientada no Brasil e com estreia prevista para 21 de novembro de 2021, está em apuros após comentários transfóbicos de JK Rowling que ganharam a internet nos últimos dias.
Mesmo que Rowling não consiga manter seu legado após sete aclamados best-sellers, que foram adaptados em oito filmes de grande sucesso, Animais Fantásticos não é o próximo Harry Potter. Animais Fantásticos e Onde Habitam ganhou críticas decentes, sólidas bilheterias domésticas (US $ 232 milhões em uma estréia de US $ 75 milhões) e enormes ganhos globais . Embora menos do que sete dos oito filmes de Harry Potter (Prisioneiro de Azkaban faturou US $ 242 milhões no mercado interno e US $ 795 milhões no verão de 2004), foi uma grande vitória.
Cabia a Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald provar que o sucesso de Animais Fantásticos não se tratava apenas de fãs hardcore e dos casualmente curiosos que provam a nova franquia. Entretanto, não foi bem isso que aconteceu. Os números caíram consideravelmente tanto em arrecadação quanto em aceitação pelo público, o que sugere também uma queda considerável para o terceiro filme da franquia assim como aconteceu com as sequênciasde filmes de X-Men e Divergente.
Animais Fantásticos 3 está em perigo comercial genuíno desde o final de 2018 e, para seu crédito, a Warner Bros. sabe disso. O público em geral pode perder o interesse e os fãs decidirem ir embora. Culpe as controvérsias fora da tela sobre a transfobia discutível de Rowling, os supostos incidentes de violência doméstica de Johnny Depp e o aparente assalto em fita de Ezra Miller, ou apenas que o último filme foi incrivelmente ruim. Animais Fantásticos 3 pode ser um apocalipse que significa um destino sombrio para toda a franquia. O público pode decidir deixar a mágica.