Janeiro de 2019 teve um aumento de 77% tanto no número de novos anúncios como no número de itens vendidos em relação à média dos outros meses do ano na subcategoria “Livros e Revistas”. Em relação ao número de buscas, houve aumento de 69% na mesma comparação.
A psicóloga Larissa Stella foi uma das milhares de pessoas a escolher esse mês para praticar o desapego. A decisão foi tomada pela necessidade de arrumar a casa nova e a vontade de obter uma renda extra no começo de ano. “Quando arrumava as coisas para a mudança, acabei encontrando alguns livros que eu nunca tinha lido, outros que não faziam mais sentido ter. Por isso, decidi anunciá-los na OLX e dar um novo destino para eles”, diz.
De acordo com Phillip Klien, diretor de crescimento da OLX, a tendência está relacionada a um momento importante no país – a volta às aulas – mas também a uma tendência de consumo consciente por parte dos brasileiros, que muitas vezes têm livros sem uso em casa e que podem ser úteis para outras pessoas, além de representarem potencial para gerar renda extra. “O aumento das buscas na nossa plataforma revela a necessidade de encontrar melhores preços para livros que atendem desde quem cursa o ensino infantil ao universitário”, afirma.
Klien explica ainda que o movimento de compra e venda de produtos usados tem ganhado cada vez mais espaço no país. “O consumo sustentável e consciente está revolucionando muitas casas brasileiras, de forma que livros acadêmicos e temáticos para todas as faixas etárias muitas vezes sem uso podem ganhar novos donos e serem bem utilizados por outros estudantes.” Larissa concorda: “a maior parte dos livros que estou vendendo eu usei na faculdade. Alguns eu já tinha comprado de segunda mão, e fico feliz que agora eles possam ser úteis para mais uma pessoa”, comenta.
Primeiros comentários